6 de junho de 2013

Educadores visitam Peirópolis

 


No dia 25 de maio, os professores inscritos no Projeto Criança Recicla Vida realizaram uma visita técnica até o Bairro Rural de Peirópolis.
Os participantes foram recebidos pela assistente de projetos do IADES, Marizélia Gomes Costa que é coordenadora do Projeto de Educação Ambiental e pelas biólogas Cristiane e Simony, que foram as guias até o ponto de escavação. O local é considerado um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil.
O grupo de educadores visitou a área de escavação de fósseis e receberam todas as informações das biólogas que acompanharam o trajeto. Em seguida, visitaram o museu, local onde existem várias réplicas de dinossauros e seus antepassados.
Após esse momento, o grupo foi recepcionado pela também bióloga e gestora ambiental, Elbia e seus irmãos, e partiram para uma trilha ecológica, com o objetivo de conhecer a importância das matas ciliares e da água para a sobrevivência do ser humano. “É importante frisar, que a área visitada tem um grande valor ambiental agregado a ela. Durante a visita, foram observadas algumas características de solos e os problemas ambientais. É preciso informar a população sobre a função ecológica e social do local para a qualidade de vida e o desenvolvimento ambiental sustentável”, pondera Marizélia.
Peirópolis é uma área que deve ser protegida por lei, devido a sua importância para o município, pois o local é considerado de preservação permanente, que tem a função de manter os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade, entre outros. A bióloga e a coordenadora do projeto ambiental do Iades chamaram atenção para um problema agravante: o lixo, em função do grande número de pessoas que visitam a área, (considerado um ponto turístico da região, em função de suas belas cachoeiras), as pessoas acabam deixando no local diferentes tipos de resíduos, um função do que consomem. É importante fazer um programa de educação ambiental com as pessoas que frequentam a área, pois só assim será possível alcançar resultados significativos, com enfatiza.
Ela conta também que foi um encontro prazeroso e diferente dos que já foram realizados. Nos encontros práticos os educadores se sentem a vontade para questionar e transmitir ideias aos colegas participantes.
 

Peirópolis - É um pequeno bairro rural localizado a 19 km do centro de Uberaba, que se notabilizou no início do século, como produtor de calcário. Passou a se chamar Peirópolis em 1924 em homenagem ao imigrante espanhol Frederico Peiró, que ali se instalou no final do século passado. Peiró fundou no local, em 1911, duas fábricas para a extração de calcário que, empregando cerca de 150 trabalhadores, escoavam sua produção para São Paulo por meio da linha férrea e traziam progresso rápido para a região. Esvaziada com o passar do tempo pela migração de seus habitantes diante da desativação daquele trecho da ferrovia, Peirópolis adquiriu nova importância graças à descoberta de fósseis de animais pré-históricos em seus solos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India