17 de junho de 2013

PPA recebe alunos do Colégio Liceu

 
O Projeto Produtor de Águas, realizado na Fazenda Agronelli, recebe alunos de escolas, universidades e pessoas interessadas no projeto ambiental que desenvolve técnicas de recuperação de áreas degradadas e mostra o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, por meio da união aliada a práticas sustentáveis. No dia 12 de junho 23 alunos do Colégio Liceu Albert Einstein estiveram na fazenda, guiados pela coordenadora do projeto de Educação Ambiental, Marizélia Gomes e pela estagiária Flávia Assunção.
Os conteúdos abordados durante a visita foram a recuperação de áreas degradadas, conservação de nascentes, corpos hídricos e solo, importância da preservação da mata ciliar para manter o equilíbrio do meio, etc. Marizélia explica que os alunos estiveram antenados às explicações e contribuíram com a visita, fazendo questionamentos e trazendo para sua realidade cotidiana o que viram in loco. “Percebemos que esses alunos tem uma preocupação com o tema, quando se diz em preservação e recuperação de ambientes prejudicados pela ação do homem”, completa.
Na fazenda Agronelli, além de projetos voltados à educação ambiental e à sustentabilidade funciona um complexo agroindustrial, que fabrica madeira. Nesse mesmo local está em desenvolvimento a implantação de um laticínio, que produzirá leite do tipo A. Um dos principais pontos observados foi o bolsão da viúva, que era uma voçoroca com grandes dimensões e com a intensa degradação estava entrando em processo de desertificação. Por meio das técnicas implantadas pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, foi possível recuperar essa voçoroca, além de perenizar uma nascente que abastece os córregos da região. Na área em questão foi possível mostrar as técnicas conservacionistas (contenção de encostas por meio do bambu, inserção de um bolsão) que foram utilizadas para recuperar a área. Por meio de registros fotográficos ficou clara a diferença no local de uma área em degradação para uma totalmente recuperada ou que se encontra em estado de recuperação natural.
Várias espécies vegetais estão plantadas na fazenda, com o objetivo de manter a biodiversidade de espécies, árvores nativas, frutíferas, entre outras. O percurso é finalizado ressaltando a importância de preservar os recursos hídricos e mostrando a necessidade de água para a manutenção da qualidade de vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India