16 de junho de 2015

10 dicas de Hábitos Sustentáveis


Um dos assuntos mais comentados mundialmente é a sustentabilidade. Hoje em dia, ter atitudes sustentáveis e preocupar-se com o meio ambiente é mais do que um simples ato, é cuidar do amanhã. Para isso, separamos 10 dicas de hábitos sustentáveis para você seguir no seu dia a dia. São atitudes simples, mas que fazem toda diferença para o Planeta.

1) Evite desperdícios de água e alimentos. Cozinhar apenas o necessário colabora com o Meio Ambiente, pois não haverá necessidade de jogar as “sobras”. Quanto à água, evite comprar garrafas se você possui tratamento de esgoto em casa. Assim, você economiza dinheiro e recursos minerais.

2) Dê preferência a produtos que utilizam baterias ou pilhas recarregáveis. O consumo desenfreado de pilhas não reutilizáveis acarreta um grande impacto ambiental, pois possuem perigosos elementos químicos. Prefira materiais que possam ser recarregados.

3) Aproveite a luz do Sol. Dependendo da disposição da sua casa, é possível utilizar a luz do sol até o comecinho da noite. Evite ligar a lâmpada no meio da tarde, por exemplo, às 15 horas. Além disso, troque as lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo, pois gastam menos energia e duram mais.

4) Utilize sacos de compra reutilizáveis. Aqueles saquinhos de supermercado demoram cerca de 35 anos para se decomporem. Não maltrate a mãe natureza, utilize sacolas de pano para evitar o uso abusivo do plástico.

5) Prefira embalagens ecológicas. Se for para usar garrafas, que sejam recicláveis e compostas por material vegetal. A decomposição é muito mais rápida e evita a degradação da natureza para produzir o material.

6) Use mais os pés (ou as bicicletas). Utilize mais o transporte público, a bicicleta ou até mesmo seus pés. Ande mais! Se você andar mais a pé, além de colaborar com o planeta, ainda fará bem para a sua saúde.

7) Não desperdice papel. Derrubar árvores é um atentado contra anatureza. Que tal utilizar ou fazer seu próprio papel reciclado? Não custa nada além do seu tempo. Aproveite também para economizar nas impressões.

8) Separe o lixo. Talvez esta seja uma das dicas mais simples, porém poucos fazem. Em vez de separar detalhadamente o papel do plástico, do vidro e do alumínio, comece pelo mais simples: separe lixo reciclado do lixo orgânico. Pronto! Já ajuda (E MUITO) nosso ambiente.

9) Cultive áreas verdes. Além de ser uma terapia, pois descansa a mente, você ainda colabora para a preservação da natureza. Quanto mais verde, melhor.

10) Evite transporte individual. Quanto mais carros circularem pelas ruas do mundo, mais gás carbônico despejamos na atmosfera. Dê carona ao seu vizinho ou amigo de trabalho ou vá de carona. Além disso, você pode utilizar o transporte público.

Você já pratica algumas dessas dicas? Tem mais alguma importante para nos contar? Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India