14 de abril de 2015

Você sabe como Reduzir seu Impacto Ambiental?

Você já reparou como o verde está por toda a parte? Verde significa ecológico, amigo do meio ambiente, vida natural, coisas orgânicas, sustentáveis. Pra tudo na vida, você tem opção de viver de forma mais sustentável, seja na alimentação, no vestuário, no transporte, até mesmo no seu lazer.
OK, vamos por partes. Vejamos como podemos ouvir Gandhi e ser a diferença que queremos ver no mundo.

O QUE VOCÊ COMEdieta-com-cenaless

Bem, pra começo de conversa, você é o que você come. Verdade. Então, que tal optar por comida de verdade?
Quando escolhe comer alimentos orgânicos, sazonais, locais, você está na verdade optando por alimentos mais frescos, mais saborosos, mais saudáveis. Quando compra alimentos produzidos perto de onde mora, você apoia a economia local e reduz a poluição consequente do transporte. Melhor ainda se opta por alimentos orgânicos, você contribui pra reduzir a enormidade de produtos químicos usados para adubar, controlar pragas, e ainda ajuda a promover o uso sustentável da terra.

COMO VOCÊ SE LOCOMOVE

Quando você escolhe ir de bicicleta ou a pé ou de transporte público, você contribui para reduzir a poluição do ar, desacelerando o aquecimento global. Além disso, de bicicleta ou a pé, você melhora suas condições gerais de saúde, e ainda por cima pode chegar mais cedo ao seu destino; se for de ônibus ou de metrô, você tem um tempinho precioso pra por sua leitura em dia, ou simplesmente curtir a viagem, sem se estressar com o trânsito.

O QUE VOCÊ COMPRA

Fabricar qualquer coisa consome muita energia. Cada coisa que você compra, seja uma cadeira, uma calça jeans, uma lata de cerveja, uma gravata, um pacote de biscoito recheado, tem um impacto ambiental.
dicas compras verde
Escolhas inteligentes ajudam a proteger o meio ambiente e reduzem a quantidade de lixo que tem feito transbordar os aterros. Aliás, uma dica importante: comprar usados é uma grande pedida!

A ENERGIA QUE VOCÊ USA

Impossível viver sem energia elétrica, né? A gente usa eletricidade para tudo: iluminação, computador, televisor, celular, ar condicionado, geladeira, freezer, microondas, água quente, água gelada… De onde vem a eletricidade? Você já pensou na REAL necessidade de tantos eletrodomésticos?
Nossos bisavós não tinham nada disso, e sobreviveram! Tudo bem, não é pecado desfrutar desses confortos, mas você pode racionalizar o uso da energia ou então, produzir sua própria energia (veja como fazer isto, aqui e aqui). O meio ambiente agradece.

A FORMA COMO VOCÊ SE DIVERTE

Ah! Vai dizer que até na minha diversão eu tenho que cuidar do meio ambiente?! Claro que vou, meu bem! Imagine você fazendo um piquenique com sua família. O que é melhor: levar um lanchinho saudável feito em casa ou montanhas de biscoito recheado ? Suco de frutas naturais ou refrigerantes industrializados? Tudo embrulhado em quilômetros de papel ou no pano de prato branquinho, limpinho?

E tem mais: que tal criar sua própria diversão? Com crianças, inventar jogos e teatro de bonecos, andar de bicicleta, visitar museu, a lista não tem fim.

A FORMA COMO VOCÊ VIAJA

Bem, se se a diversão for mais longe (viagem de férias, por exemplo), qual o meio de transporte ideal? Já vou avisando que o avião é o meio de transporte mais poluente que existe.
ComparacaoEmissao
Se não houver outro jeito, vá de avião, mas dê preferência a companhias que compensam a poluição causada por seus aviões, e leve a menor bagagem possível, pois o potencial poluidor é diretamente proporcional ao peso total da aeronave. Se houver a mínima possibilidade, vá de trem.

O DESTINO DO SEU LIXO

gsdhd
Até hoje tem gente que acha que lixo é tudo que é inútil, velho, sujo, sem valor, que não serve para mais nada. Aliás, quando a gente ouve “lata de lixo” pensa logo numa coisa suja e fedorenta. Felizmente este conceito está mudando, e hoje se recicla quase tudo, a começar pelas cascas da batata que você vai preparar para o jantar de hoje. Elas vão virar comida de minhoca, que vai fazer composto, que vai virar comida da batata, que vai virar comida para o jantar de daqui a alguns meses. Em Curitiba, alguns anos atrás, tinha uma musiquinha que dizia: “lixo que não é lixo não vai pro lixo. SE-PA-RE”. A Natureza recicla tudo. Devemos fazer o mesmo.

A ROUPA QUE VOCÊ USA

Nossas escolhas de vestuário causam um impacto maior no meio ambiente do que na nossa própria aparência.
dicas roupas
Produzir uma única peça de roupa envolve uma grande quantidade de materiais, energia e trabalho, incluindo os pesticidas utilizados para o cultivo para os têxteis, os corantes e água utilizadas na fabricação. Se você escolher roupas eco-friendly, você reduz o impacto ambiental do seu guarda-roupa. E se usar roupas de brechó, então! Antes de comprar, pense se você realmente precisa comprar.

A ÁGUA QUE VOCÊ BEBE

Lamento informar, mas a água não é um recurso renovável. Ao contrário, hoje a água limpa é um dos recursos mais preciosos do planeta e, se continuar o ritmo acelerado de poluição, logo teremos dificuldade em conseguir água de beber. Acredite ou não, mas a água mineral engarrafada NÃO é a melhor pra matar sua sede.
dicas água
O transporte da água engarrafada contribui pra aumentar a emissão de gases de efeito estufa, a produção de garrafas demanda grandes quantidades de energia e as garrafas usadas representam um enorme volume de resíduos. Que tal uma garrafinha permanente que vai e volta todos os dias?

A FORMA COMO VOCÊ VOTA

Ah, não! Será que até na hora de votar, você me fala em meio ambiente?! Desculpe, mas falo sim. Política, eleição, governo, democracia, leis, tribunais, tudo tem a ver com a saúde do planeta.
dicas voto
Se o governo se mostra preocupado com as questões ambientais, protege os rios e as florestas, desenvolve boas políticas públicas, incentiva o uso da bicicleta (só pra dar alguns exemplos…), te garanto que o planeta inteiro sai ganhando. Então, na hora de votar, pense.

E SE A GENTE FALAR DE PAZ E AMOR?

Em 2004, quando uma mulher maravilhosa chamada Wangari Maathai ganhou o Prêmio Nobel da Paz, a comissão de premiação afirmou: “Paz na Terra depende da nossa capacidade de proteger nosso meio ambiente.” Maathai ajudou o mundo a ligar os pontos entre o desenvolvimento sustentável, democracia e paz no mundo. Ela fundou o Movimento do Cinturão Verde (Green Belt Movement – GBM), que plantou mais de 50 milhões de árvores no Quenia. Veja só o que ela disse uma vez: “Até você cavar um buraco, plantar uma árvore, regá-la e fazê-la sobreviver, você não fez nada, você está apenas falando” (Speech at Goldman Awards, San Francisco (24 April 2006).
dicas wangari
O mundo se tornou melhor depois de Wangari Maathai!
Mais tarde, Al Gore também recebeu o Nobel da Paz, defendendo que a mudança climática global é uma questão de ciência, tecnologia, comportamento humano, ética e paz, e que as ações de uma pessoa podem realmente fazer a diferença.
dicas gore
Quantas coisas podem e devem ser feitas para reduzir o impacto ambiental, não é? Vamos colocar as dicas em prática?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India