16 de novembro de 2012

Escola Estadual João Pinheiro vence a Gincana Vivenciando os 3R’s





A Escola Estadual João Pinheiro conquista prêmio da Gincana Vivenciando os 3R’s. A Instituição de Ensino levou como prêmio um notebook para ser usado em múltiplas atividades. A V Premiação da Gincana aconteceu nesta quarta-feira (14), no Auditório da Fiemg Regional Vale do Rio Grande e contou com a participação de alunos, professores e representantes de organizações públicas, privadas e governamentais.


A coordenadora do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), Mariângela Camargos, apresentou toda a trajetória da gincana verde em 2012. Ela destacou que as atividades são desenvolvidas ao longo do ano. Não é apenas em um período. “Ela não tem um começo, meio e fim. A gincana apresenta uma sequência durante todo o ano, onde pais e familiares são envolvidos pelos alunos das instituições participantes”, destacou.

A técnica em projetos do Iades, Marizélia Gomes, apresentou as peças publicitárias que serão veiculadas na mídia, no período 2012/2013. Para ela, o interesse das escolas e instituições em participar vem aumentando a cada edição. Marizélia explicou que oito escolas se inscreveram no projeto de educação ambiental Criança Recicla Vida. “Mas, apenas seis instituições confirmaram a participação na Gincana. Percebemos o quanto os jovens são preocupados com o meio ambiente. Cada uma delas desenvolveram belíssimas atividades sustentáveis. Elas envolveram a comunidade escolar e todo o seu entorno, o que é muito importante para a gincana”, ressaltou a técnica.


Premiação. Todos os professores e instituições participantes receberam um certificado e um troféu, pelo envolvimento nas atividades. Três alunos também foram premiados, todos levaram uma bicicleta e produtos alusivos ao meio ambiente. A aluna Caroline Silva Rodrigues da Escola Municipal Uberaba, venceu na categoria desenho/redação do ensino Fundamental I. A aluna da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, Milenna Barbosa Borges, foi a melhor classificada na categoria redação do Fundamental II. Já o aluno Gonçalves Alves Garcia Neto, do Centro de Referencia Assistência Social (Cras) de Delta, venceu no quesito redação do Fundamental II.

A premiação da E.E. Presidente João Pinheiro foi muito comemorada entre os alunos e os professores. Segundo a diretora, Beatriz Evangelista Franco Borges, a escola sempre abraçou os projetos do Instituto Agronelli. Para ela, a premiação veio em boa hora, pois o notebook será utilizado para aprimorar o ensino na escola.

Políticas públicas. Durante a premiação, foi aberto um momento de debate, voltado para a política educacional, ambiental e dos direitos das crianças e adolescentes, composto pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Educação, Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Sindicato dos Contabilistas, Secretarias Municipais de Eduação e Meio Ambiente e Turismo, Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos de Uberaba (Cooperu) e TV Integração (representante da mídia de Uberaba).

Mediada pela coordenadora do Instituto Agronelli, Mariângela Camargos, a discussão foi pautada pelas perguntas sobre coleta seletiva, participação da sociedade nos conselhos municipais e os direitos da infância e adolescentes. Além disso, para os representantes das empresas e patrocinadores, a questão da doação do imposto devido do lucro real foi abordada. “A Gincana tem esta preocupação em reverter os recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba [Fumdicau], para que ele seja aplicado no próprio município”, frisou.

Um exemplo sobre um projeto patrocinado pela Petrobrás, por meio do Fumdicau, foi apresentado durante a premiação. A Escola para Surdos Dulce de Oliveira mostrou a importância do patrocínio. Segundo a consultora social Claricinda Massa, as empresas devem ser sensibilizadas para que os recursos fiquem no município de origem.

Além disso, foi destacado sobre a produção de resíduos em Uberaba. Segundo a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Angelina Botta, são produzidos diariamente cerca de 280 toneladas de lixo. Cerca de um quilo por habitante. Com isso, Mariângela observou que a cidade está 30% acima da média nacional na produção de lixo.  “Por isso precisamos estimular o consumo e o descarte consciente. A gincana vem de encontro com esta proposta. Ela estimula os alunos e toda a comunidade para a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade”, destacou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India