13 de agosto de 2013

Escola de Uberlândia visita Fazenda Agronelli


Depois do período de férias, as visitas à Fazenda Agronelli já retornaram e a primeira delas aconteceu com um grupo de alunos da Escola Colibri, da cidade de Uberlândia. Durante o percurso nas dependências da fazenda, os alunos conhecem as ações desenvolvidas no Projeto Produtor de Água (PPA) e as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas.
A estagiária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), Flávia Assunção, que acompanhou a visita explica que é possível mostrar o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, aliado a práticas sustentáveis. Os conteúdos abordados durante a visita foram: recuperação de áreas degradadas, conservação de nascentes, corpos hídricos, geologia do solo, sistema de tratamento de efluentes, resíduos sólidos, importância da preservação da mata ciliar para manter o equilíbrio do meio, etc.
Já foram realizadas várias atividades como esta na Fazenda Agronelli, com professores, alunos de escolas públicas e particulares, universitários e pesquisadores. O “passeio” pela fazenda inclui projetos voltados à educação ambiental e à sustentabilidade e funciona como um complexo agroindustrial. Foi possível mostrar áreas que foram totalmente recuperadas por meio de técnicas conservacionistas e áreas que ainda estão em processo de recuperação por meio natural. A área visitada é de propriedade do engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, que é o responsável e idealizador do Projeto Produtor de Água – PPA. 
“O trajeto é sempre realizado em pontos estratégicos da fazenda, locais onde as mudanças do meio foram evidentes”, afirma Flávia. Ela ainda explica sobre os bolsões, localizados em diferentes pontos: a finalidade dos bolsões é reter águas pluviais e facilitar a infiltração de água no solo, aumentando o nível de água no lençol freático. Para a água não ficar acumulada em apenas um único bolsão, foi criado um sistema de canalização interligando os bolsões, à medida que um enche a água é transportada para outro, até chegar ao último, que após encher deságua no córrego. Ao entorno desses bolsões existem bambus, que são barreiras de contenção de encostas, além de servir como corredor ecológico para manter o fluxo gênico de animais no local. 
A turma também visitou a área onde se encontra uma grande voçoroca, denominada Zé do Queijo e observaram diversas ações que foram realizadas para conter o avanço da voçoroca. Por fim, os alunos puderam visualizar a grandeza e a significância do impacto positivo que o Projeto Produtor de Água traz ao meio em que está inserido. Além disso, é importante dizer que o projeto é muito importante para a manutenção e qualidade ambiental, pois busca conservar o meio ambiente de forma natural. As visitas são realizadas as quartas-feiras, no período da manhã e tarde, os interessados em agendar deverão entrar em contato com o Instituto Agronelli, pelo telefone: (34) 3313-0770 ou por email: instituto@institutoagronelli.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India