12 de agosto de 2013

Campanha de destinação correta tem resultado positivo


O projeto Criança Recicla Vida realizou no mês de junho Campanha de Destinação Correta de Recicláveis Especiais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o descarte ideal para cada tipo de material, a campanha conseguiu destinar corretamente 4.183 unidades de lâmpadas fluorescentes, entre outros materiais. Este projeto visa promover a Educação Ambiental, formando multiplicadores e conscientizando os primeiro, segundo e terceiro setores sobre as ações sustentáveis. 

Uma das atividades do projeto Criança Recicla Vida é o incentivo à coleta seletiva e, assim, surgiu a ideia de articular empresas e pessoas físicas para a destinação dos resíduos comuns para as cooperativas, fortalecendo a rede e geração de renda, e com os resíduos especiais destinando às empresas especializadas. Foi como nasceu a proposta do Projeto Empresas Ligadas para dar apoio à ideia em 2010, tendo o objetivo de dar destino correto às lâmpadas geradas nos diversos empreendimentos da cidade de Uberaba de forma que atenda à legislação ambiental pertinente. A coordenadora do projeto, Marizélia Gomes afirma que uma das metas é estreitar os laços entre os segmentos para que possam desenvolver, juntos, ações para o desenvolvimento social e a sustentabilidade do município. E, por fim, subsidiar e incentivar a destinação correta das lâmpadas fluorescentes na cidade de Uberaba. 
Na campanha houve a participação de nove empresas da cidade: Agronelli, Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, Unimed Uberaba, GPC Química, Uniube, Fertigran, Inpa, Sanatório Espírita de Uberaba e Hospital e Maternidade São Domingos. De 2010 a 2013 foram recolhidas e destinadas corretamente mais de 14 mil lâmpadas. 

Conheça mais sobre os materiais recicláveis:

Eletroeletrônicos
São resíduos gerados a partir de aparelhos eletroeletrônicos e seus componentes, e produtos magnetizados de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços, que estejam em desuso e sujeitos à disposição final. Quando destinados de forma incorreta podem trazer sérios problemas ao meio ambiente e a saúde humana. Exemplos: computadores, televisores, telefone, aparelho de som, etc.

Lâmpadas
São dispositivos que funcionam por meio de combustão ou energia elétrica.  A Lâmpada é um resíduo perigoso, por conter em sua composição a presença de metais pesados, substâncias altamente tóxicas e nocivas aos seres vivos. Por isso, quando é levada à reciclagem, precisa ser descontaminada, sendo este um processo caro. Quando destinada de maneira incorreta, contamina o solo e o lençol freático, afetando a cadeia alimentar dos seres que vivem no local.

Óleo de cozinha
Óleos e gorduras são substancias insolúveis em água e podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo de cozinha usado pode ser utilizado na confecção de outros produtos como sabão ou alimentos para animais. Não recomendamos fazer o sabão em casa. Quando descartado na pia ou no ralo, ou até mesmo junto com o lixo doméstico, ocasiona sérios prejuízos ao meio ambiente, principalmente no solo e nos recursos hídricos. Ele deve ser acondicionado em vasilhame de plástico com tampa, como por exemplo as garrafas PET. 

Pilhas e baterias
São sistemas que produzem energia elétrica por meio de reações químicas. A reciclagem delas é importante porque, se lançadas no lixo comum, vão contaminar o solo, os cursos d´água e o lençol freático, por conter em sua composição, metais pesados. São resíduos perigosos e necessitam de destinação adequada.

Plástico, Metal, Vidro e Papel
São materiais que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria prima de outros materiais para finalidades diversas. Ex: vidro, plástico, metal, papel, etc. É importante ressaltar que os materiais recicláveis devem ser separados dos resíduos orgânicos para facilitar o manuseio e o descarte correto. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India