13 de setembro de 2013

Alunos de escola para surdos fazem horta suspensa


O projeto de Educação Ambiental, Criança Recicla Vida, está com parceria com a Escola para Surdos “Dulce de Oliveira” neste ano, e realiza várias atividades orientadas pela professora Lucimar Aparecida Lemes e a coordenadora pedagógica: Vivian Zerbinatti da Fonseca Kikuichi.
 E nesta semana, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental aprenderam a fazer uma horta suspensa, com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre a reutilização de materiais para plantação de ervas medicinais, alimentos saudáveis e condimentos, levando-os a perceber a importância de atitudes mais sustentáveis para a preservação da vida no planeta.

De acordo com a professora Lucimar, percebeu-se que o desenvolvimento desta atividade foi excelente, especialmente no que se refere ao envolvimento e aprendizado dos alunos durante todo o processo. A proposta central deste projeto foi levar os alunos a compreenderem a importância de uma alimentação saudável e descobrirem a possibilidade de uso das ervas medicinais para o tratamento de algumas doenças como: diurético, anti-inflamatório, tratamento de aftas, gengivites, acne e eczemas, tratar a tosse, entre outros, utilizando plantas que foram cuidadas por eles.
Ela explica que foram recolhidas garrafas descartáveis, em que os alunos cuidaram da higienização e ornamentação das mesmas. Em seguida, acompanharam a professora na escolha e compra das sementes e mudas que seriam plantadas. A última fase do projeto consistiu no plantio e organização da horta suspensa em um ambiente aberto da escola. “Os alunos do 5º ano ficarão responsáveis pelo cuidado e manutenção da horta durante todo o ano”. Os materiais utilizados nesta oficina foram: garrafas pet, prego, tesoura, restos de tintas, arame, pedriscos, sementes e mudas de diversas plantas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India