11 de setembro de 2013

Visitas na Fazenda marcam aprendizado sobre água


No dia 04 de setembro, a Fazenda Agronelli recebeu duas visitas, nos períodos da manhã e tarde, uma com os professores do projeto Criança Recicla Vida, realizado pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) e 32 alunos da escola Sesi de Uberaba.
Essas visitas, como explica a coordenadora do projeto, Marizélia Gomes, tem a finalidade de apresentar as ações desenvolvidas no Projeto Produtor de Água e as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas, além de mostrar o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, através da união aliada a práticas sustentáveis.
A visita para os professores participantes do projeto foi apresentada como o 6º módulo do Curso de Aperfeiçoamento do Educador. Os participantes foram recebidos no CEFA (Centro de Formação e Educação Ambiental) pela Assistente de Projetos do IADES, Marizélia Gomes Costa que é coordenadora também do Projeto de Educação Ambiental. De acordo com ela, em 2013 é comemorado o Ano Internacional pela Cooperação da Água, e por isso, o Projeto Criança Recicla Vida está abordando questões ambientais, voltadas ao tema. O foco principal do encontro foi a necessidade de preservação e conservação da água, recurso natural finito e indispensável à sobrevivência dos seres vivos. Primeiramente foi apresentado o Projeto Produtor de Água, relatando as técnicas que foram utilizadas para a concretização do projeto. “Além disso, foi passado o vídeo do projeto, que mostra resumidamente todas as ações que foram realizadas na propriedade. Após a apresentação das ações que são desenvolvidas na fazenda, os professores foram a campo, ver in loco todos os resultados que foram alcançados a partir das práticas desenvolvidas”, conta.  
A segunda visita do dia teve a participação da bióloga Janaína, que apresentou aos alunos do Sesi uma palestra sobre a água e a importância desse recurso para a manutenção da vida dos seres vivos. Além disso, o grupo recebeu informações sobre as ações do Projeto Produtor de Água, destacando as principais ações que foram realizadas nos últimos anos. Os conteúdos abordados durante a visita foram: recuperação de áreas degradadas, conservação de nascentes, sistema de tratamento de efluentes, resíduos sólidos, importância da preservação da mata ciliar para manter o equilíbrio do meio, etc.
O encontro terminou com um bate papo com os participantes, mostrando a necessidade de preservar a água para manter a qualidade de vida da atual e das futuras gerações. Os professores também elogiaram todo o trabalho que é desenvolvimento na fazenda, compreendendo a importância de preservar os recursos naturais, que são fundamentais para manter a essência da vida.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India