2 de outubro de 2013

Fazenda: diversas visitas no mês de setembro com o tema água

A equipe do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), composta por Marizélia Gomes, Flávia Assunção, Alline Custódio e Janaína Fernandes acompanharam, durante o mês de setembro, diversas visitas à Fazenda Agronelli, dentro do projeto de Educação Ambiental, que tem como objetivo mostrar as ações desenvolvidas pelo Projeto Produtor de Água (PPA) e as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas, bem como  mostrar que é possível o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, com implantação de práticas sustentáveis.
O mês de setembro foi marcado por intensa movimentação de escolas e intuições de Uberaba e região na Fazenda. O público recebido foi de diversas áreas de conhecimento, totalizando 156 pessoas, envolvendo estudantes, professores e produtores rurais, interessados em conhecer o projeto e disseminar as ideias que foram aplicadas. Os grupos foram recepcionados no Centro de Educação e Formação Ambiental (CEFA) com o objetivo de conhecer o Projeto Produtor de Água e as ações que são desenvolvidas dentro do projeto. Os principais assuntos abordados com os visitantes estão relacionados a técnicas e metodologias do Projeto Produtor de Água. 


O projeto tem como principais objeivos:
Promover a Educação Ambiental através do contato com a natureza, enfocando a importância da conservação das nascentes e matas ciliares para a conservação da biodiversidade da região, aliada as questões agroindustriais de forma sustentável;
Disseminar as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas de forma didática, lúdica e dinâmica;
Mostrar o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, através da união aliada a práticas sustentáveis;
Despertar nos visitantes um sentimento de pertencimento no meio ambiente, onde pequenas atitudes sustentáveis colaboram em prol da qualidade de vida.


Flávia Assunção, estagiária do Iades, conta que no local, além de projetos voltados à educação ambiental e à sustentabilidade funciona um complexo agroindustrial, que atua no setor madeireiro e de produtos lácteos. “Foi possível mostrar as técnicas implantadas (contenção de encostas por meio do bambu, inserção de bolsões e curvas de nível), utilizadas na recuperação do local. Foi realizado na área do projeto um trabalho de revegetação, com o objetivo de manter a biodiversidade de espécies, árvores nativas, frutíferas, entre outras”, diz. 
Marizélia Gomes, coordenadora do projeto de Educação Ambiental, afirma que o foco principal dos encontros é a abordagem sobre a necessidade de preservação e conservação da água, recurso natural finito e indispensável à sobrevivência dos seres vivos. “Este ano estamos enfatizando o trabalho com a preservação dos recursos hídricos, pois, segundo a ONU, é o Ano Internacional pela Cooperação da Água”, comenta. 
Todas as pessoas que visitaram o local consideraram a visita de grande relevância, porque obtiveram novos conhecimentos relacionados à temática ambiental, especificamente relacionados à Recuperação de Áreas Degradadas. Ressaltaram, também, que é uma área onde existe um complexo industrial, porém todos os processos são realizados de maneira sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India