22 de outubro de 2013

Alunos de diversas instituições encerram visitas em 2013



Durante todo o ano de 2013, várias instituições de Uberaba e região agendaram suas visitas para conhecerem o Projeto Produtor de Água (PPA), na Fazenda Agronelli.
Grupos de alunos e professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), da Escola Municipal Santa Maria e da Casa de Apoio Oasis encerraram as visitas deste ano, que têm como objetivo mostrar in loco as ações desenvolvidas e as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas, além do equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, por meio de práticas sustentáveis.
Os alunos da Escola Municipal Santa Maria foram divididos em dois grupos, acompanhados pelos monitores da Universidade de Uberaba, que fazem parte de um subprojeto de Licenciatura em: Ciências Biológicas, História, Letras e Geografia, do projeto interdisciplinar do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A proposta do subprojeto é embasada no tema “Minas contada pela arte e pelo artesanato”. O objetivo principal é interagir os conhecimentos das áreas selecionadas, além de desenvolver a imaginação dos alunos e transmitir conhecimentos científicos aos alunos de escolas públicas da rede municipal de ensino. As atividades envolvem também a preparação dos futuros docentes dos cursos de Licenciatura para realizar atividades pedagógicas na educação básica.
Já os alunos da Casa de apoio Oásis (Organização dos amigos solidários infância e saúde), estavam acompanhados por professores da instituição que os guiaram durante o passeio. O grupo foi recebido no CEFA (Centro de formação e educação ambiental), onde receberam informações sobre o a importância da água e do projeto para a propriedade, além de terem recebido esclarecimentos de como seria realizado o percurso. A estagiária do Iades, Flávia Assunção, que sempre acompanha as visitas, afirma que todas foram tranquilas e os alunos e professores saíram satisfeitos da Fazenda.
Uma das últimas visitas foi com servidores da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), que participava de um treinamento realizado pela universidade, com o objetivo de promover integração, descontração, valorização, reflexão e aprendizado, aos colaboradores e demais agentes públicos da UFTM. De acordo com Flávia, a intenção para eles era trabalhar o tema sustentabilidade, com o objetivo de mostrar ao grupo a importância deste quesito na  atualidade, ressaltando o papel do líder no ambiente de trabalho.
Marizélia Gomes, coordenadora do projeto, acrescenta que as visitas têm como meta mostrar como é possível o desenvolvimento sustentável, na prática. “As pessoas conhecem o local que antes era degradado e aprendem sobre recuperação e conservação do solo e de nascentes, tratamento e preservação da natureza de uma forma geral”, conta.
Para ela, é muito bom ver o resultado destes encontros, e saber que a realidade de recuperação dessas áreas antes degradadas pode ser possível. “Os educadores e alunos têm oportunidade de conhecer de perto como podemos contribuir para a conservação e preservação do meio ambiente”, finaliza.
As visitas escolares estão encerradas para o ano de 2013, as escolas interessadas em fazer a visita ao projeto PPA, apartir de março de 2014, poderão agendar no Instituto Agronelli pelo email: instituto@institutoagronelli.org.br  como informa Marizélia.  


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India