27 de março de 2013

Dia da Água: mais do que projetos, é preciso atitude

A reflexão sobre a preservação da natureza e dos seus inúmeros recursos deve sair do âmbito das ideias para a projeção e realização dos mesmos. O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) é engajado com esta proposta e realiza projetos que atendem perfis de conservação e educação socioambiental.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2013 é o “Ano Internacional da Cooperação pela Água” com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta. Além de destacar ao longo do ano iniciativas de sucesso, a ideia é também de chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para as questões relacionadas à água e saneamento básico, combatendo problemas como a falta de acesso à água potável para cerca de 11% e de redes de esgoto para 37% das pessoas no mundo, e morte de cerca de cinco mil crianças diariamente por doenças causadas pela falta de acesso à água de qualidade.
Neste sentido, o Iades caminha para uma congruência com as metas da ONU, atendendo características que se agrupam em três dos seus vários projetos: o “Águas Perenes”, o “Projeto Produtor de Águas (PPA)” e o “Criança Recicla Vida”.
O projeto “Criança Recicla vida” trabalha com foco na Educação Ambiental de crianças e adolescentes, com o intuito de desenvolver atividades e ações interdisciplinares que possam ser multiplicadas e replicadas no ambiente em que vivem. “É importante dizer que a educação é um dos principais elementos do desenvolvimento social. O projeto busca levar novos conceitos e visões, mostrando às pessoas quais são os direitos e deveres de cada um, voltado para o exercício da cidadania responsável e consciente”, comenta a coordenadora do projeto Marizélia Gomes. E, um dos pontos mais importantes deste processo, é a participação da sociedade, na inclusão e ações práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Já o “Projeto Produtor de Águas”, tem grande importância para Uberaba e região devido à proposta de valorização e conservação dos recursos hídricos, através da preservação e manutenção da cobertura vegetal e uso adequado do solo e proteção de nascentes. Idealizado pelo engenheiro agrônomo e empresário, Marco Túlio Paolinelli, é um trabalho de mais de 25 anos que contribui para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica. Nos últimos quatro anos o projeto tem recebido visitações de escolas, universidades e profissionais de vários locais do país e continente, interessados em conhecer a tecnologia adotada. De acordo com Alline de Almeida, gestora ambiental, o resultado das ações implantadas podem ser evidenciados durante as visitações in loco, onde os visitantes conhecem as técnicas aplicadas e verifica a melhoria da qualidade e aumento da vazão e permanência de água ao longo do ano, nos cursos d’água.
“Águas Perenes” é um projeto que surgiu como medida para a busca de soluções ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial da sociedade. Ele é desenvolvido na Fazenda São Francisco, uma das fazendas do complexo Agronelli, empregando medidas para a conservação dos solos e elaboração de ações para a conservação da fauna e da flora na propriedade, além do monitoramento e contenção de voçorocas e outros processos erosivos. É uma estratégia que propõe o aumento da produção de água, como informa a coordenadora do Iades, Mariângela Camargos. Ela afirma que estas medidas registram o cuidado que o Instituto Agronelli tem com a questão socioambiental, compondo características de uma sociedade em desenvolvimento sustentável.
Mais do que pensar na água, como fonte para a natureza e do ser humano, é necessário estipular metas para a conservação desse bem. “Quando falamos que devemos conservar a água para as futuras gerações, estamos nos referindo não só às ações, mas na mudança de consciência de cada um. Contribuir com a educação do cidadão para o consumo consciente é um dos fundamentos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social.”, ressalta Mariângela Camargos, coordenadora do Iades.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India