19 de agosto de 2013

Teatro e produção cultural para educadores


No dia 10 de agosto, 2013 os professores inscritos no Projeto Criança Recicla Vida estiveram presentes no IFTM - Campus Uberaba, na abertura do 5º módulo do Curso de Capacitação para o Educador, promovido pelo Instituto Agronelli de Desenovlvimento Social (Iades).
Os participantes foram recebidos pela Coordenadora do projeto Criança Recicla Vida, Marizélia Gomes Costa, quando fizeram um momento de discussões sobre o desenvolvimento do projeto em cada escola/instituição. “Estamos iniciando o 2º semestre e é necessário pontuarmos todas as atividades e o andamento do projeto”, afirma.
Nesse encontro, foi realizada uma palestra sobre Teatro e produção cultural, ministrada pela arte educadora, Gabriela Costa, a oficina de Teatro e produção cultural, que  teve como intuito apresentar de forma breve aos educadores o conceito de teatro, seus elementos, a concepção de um projeto artístico e o que se pensar ao elaborar um roteiro como subsídio para a produção do espetáculo que será a culminância dos projetos. 
“Os educadores se mostraram bastante atenciosos e preocupados principalmente por ser a primeira vez que estarão envolvidos com produção artística, mas o diálogo foi bastante tranquilizante já que o projeto busca construir de forma coletiva as apresentações compreendendo as habilidades e limitações de cada instituição”, pondera Gabriela. Diante disso, foram agendadas algumas visitas nas instituições para discutir a construção do roteiro e do espetáculo, buscando compreender as ideias e competências de cada instituição. Após a realização da palestra, foi apresentada uma oficina de alguns jogos teatrais. A oficina tem como objetivo o reconhecimento de espaço, som e relaxamento. 
Marizélia explica que esse ano a proposta para o encerramento do projeto é uma noite de culminância onde todas as escolas/instituições participantes irão fazer uma apresentação teatral sobre o tema trabalhado no projeto. “É satisfatório vermos o envolvimento e interesse dos educadores no desenvolvimento e produção das atividades realizadas com seus  alunos, será uma noite muito especial, para todos”, diz. Para isso, Gabriela informou e orientou sobre como produzir um espetáculo, onde os alunos inscritos no projeto serão os protagonistas.
Foram elaboradas também as agendas de oficinas teatrais nas escolas/instituições, bem como o planejamento da visita técnica na fazenda Agronelli. E no último encontro programado para acontecer no dia 28/09, será feita a prestação de contas do desenvolvimento do projeto e montagem do Portfólio. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India