18 de março de 2015

Descarte Correto [Semana da Água]


descarte correto de resíduos é um tema que não pode ficar de fora das reflexões da semana. Se tratando de água, o uso exagerado de produtos e o descarte incorreto, traz consequências negativas ao Meio Ambiente, impactando diretamente a água.

Entre estes resíduos temos a lâmpada fluorescente que além de contaminar solo e água, as lâmpadas fluorescentes usadas estão na lista de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois contêm substâncias químicas que afetam o ser humano.

Foi publicado novo acordo sobre estas lâmpadas. "Acordo setorial para a logística reversa de lâmpadas".

O Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, assinado no dia 27 de novembro de 2014, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 12 de março. O documento pretende garantir que a destinação final dos resíduos dessas lâmpadas seja feita de forma ambientalmente adequada e em conformidade com a Lei Nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A lei estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinado produto que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana criem um sistema de recolhimento e destinação final, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana.
O acordo prevê responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e propicia que esses materiais, depois de usados, possam ser reaproveitados. A proposta passou por consulta pública e aprovação do Comitê Orientador para a Implantação da Logística Reversa (CORI). O comitê é composto por representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agricultura e Abastecimento e Fazenda.
Saiba mais em ecodesenvolvimento.org

Mas, o que são resíduos?

RESÍDUO: é o material descartável resultante de um processo qualquer, portanto elementos ainda limpos e identificáveis;
 
LIXO: é o resíduo descartável de um processo e identificado como tal ou uma mistura de resíduos.

Ou seja, se você separar e dar o destino correto, os resíduos não viraram lixo e poderão ser reutilizados.

Vamos as dicas?

REDUZIR,RECICLAR,REUTILIZAR,REEDUCAR e REPLANEJAR
  • REDUZIR - É a melhor forma de evitarmos danos ambientais. Reduzindo o consumo estaremos consumindo menos água, energia e matéria-prima e diminuindo a produção de lixo.
  • RECICLAR – Cada item reciclado significa menor consumo de água, energia elétrica, matéria-prima e desflorestamentos em geral. Prefira produtos que não agridam ao meio ambiente e colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio.
  • REUTILIZAR – Desenvolva a cultura da reutilização. Caixas de papelão, embalagens vazias podem ter outras utilidades, antes de enviá-las à reciclagem ou aterro.
  • REEDUCAR – É manter-se informado sobre as questões ambientais. A ignorância ambiental é a maior ameaça à sustentabilidade do ser humano na Terra.
  • REPLANEJAR – É rever nossos gastos e hábitos, nosso estilo de vida e consumismo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India