20 de junho de 2013

Educação Ambiental com o PPA


 


É possível nos dias de hoje aliar o desenvolvimento econômico industrial a práticas sustentáveis com o meio ambiente? Esta pergunta pode ser respondida in loco por quem visita a Fazenda Agronelli e conhece o Projeto Produtor de Água e as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas, além do funcionamento de um complexo agroindustrial fabricante de madeira e a implantação de um laticínio, que estará produzindo leite tipo A em breve. E esse equilíbrio entre produção industrial e meio ambiente foi visto pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, do CESUBE (Centro de Ensino Superior de Uberaba), na visita realizada esta semana à fazenda.
Entre os conteúdos abordados durante a visita, os alunos conheceram mais sobre conservação de nascentes e corpos hídricos e solo. Acompanhados pela Engenheira Ambiental Alline Custódio e a estagiária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), Flávia Assunção, foi possível perceber a preocupação dos alunos com o meio ambiente, principalmente quando se fala em Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradas. “Para eles, são assuntos que deveriam ser mais explorados no cotidiano escolar, destacando a importância desses aspectos no meio em que estão inseridos”, conta.
E a prova de que recuperar é possível está no local conhecido como Bolsão da Viúva, uma voçoroca com grandes dimensões e com a intensa degradação que estava entrando em processo de desertificação e que, por meio das técnicas implantadas pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, foi possível recuperá-la, além de perenizar uma nascente que abastece os córregos da região. Este processo foi observado por décadas e registrado por fotos.
O percurso com os alunos é finalizado ressaltando a importância de se preservar os recursos hídricos e mostrando a necessidade de água para a manutenção da qualidade de vida. O grupo que esteve presente na fazenda fez vários comentários, elogiando o trabalho que é realizado no local, destacando a importância de se ter locais preservados e conservados na atualidade.
As visitas acontecem entre os meses de abril e setembro, onde a equipe da Fazenda e do Iades recebem alunos de escolas da rede pública, particular e de várias instituições interessadas em conhecer o PPA. Elas são realizadas às quartas-feiras, no período da manhã e tarde e os interessados em agendar deverão entrar em contato com o Instituto Agronelli, pelo telefone: (34) 3313-0770 ou por e-mail: instituto@institutoagronelli.org.br.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India