28 de junho de 2013

Professores da UFTM visitam Fazenda Agronelli



 


A visita guiada à fazenda Agronelli, para que as pessoas conheçam o Projeto Produtor de Água (PPA) não é feita somente por crianças. Professores ligados à área de meio ambiente também agendam visitas para fomentar o conhecimento sobre práticas sustentáveis na natureza, como fizeram alguns professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do curso de Engenharia Ambiental.
O PPA é um projeto realizado há 31 anos pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, que recuperou uma área totalmente devastada, uma voçoroca com grande dimensão e intensa degradação, que já estava em processo de desertificação. O Bolsão da Viúva, como é chamado, hoje está totalmente recuperado, por meio de técnicas implantadas por Paolinelli, perenizando uma nascente que abastece córregos da região. Alline Custódio, encarregada de Segurança do Meio Ambiente da Agronelli acredita que, para os professores, as fotos são os registros da preservação área e, podendo conferir in loco os resultados desta técnica, é um aprendizado. Na fazenda existem também várias espécies vegetais, com o objetivo de manter a biodiversidade de espécies, árvores nativas, frutíferas, entre outras.
O percurso feito com os professores, de acordo com a estagiária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), Flávia Assunção, foi finalizado com um sentimento de que é necessário levar sempre o aluno a campo para que ele entenda a prática do ensino e desperte a vontade de atividades de pesquisa acadêmica, diante dos diversos conteúdos abordados, como recuperação de áreas degradadas, conservação de nascentes, geologia do solo.
Na fazenda Agronelli, além de projetos voltados à educação ambiental e à sustentabilidade funciona também um complexo agroindustrial, na fabricação de madeira. E está em andamento a implantação de um laticínio, que produzirá leite do tipo A.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India